quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Conhecimento na prateleira.



Podemos dizer que a geração da internet é privilegiada. Imagine antes da explosão da rede como era para acessar algum assunto de utilidade. Se estivéssemos na escola, o professor passava a tarefa sobre, por exemplo, a ecologia na ilha de galápagos. O livro de pesquisa era aquele mesmo que o professor indicou no início do ano. Ao pesquisar na biblioteca, os exemplares eram limitados, e só contemplavam autores renomados. A internet veio para revolucionar nossa forma de adquirir conhecimento. Mas será que ela veio apenas para nos ajudar? Ou a facilidade e a quantidade de informação da rede também podem atrapalhar nossas vidas.

Com o Google, Wikipédia, sites de notícias etc., tão comuns hoje em dia, qualquer informação está ali bem na nossa frente. Nem precisamos nos deslocar para uma livraria ou biblioteca, perguntar sobres exemplares a atendente, ver o índice e buscar o número da página. Embora estes sejam bons motivos para um passeio. Só que aquela facilidade trás um perigo: de aceitarmos tudo que lemos sem questionar, selecionar, checar as fontes e principalmente duvidar. Pode-se dizer que este rigor é mais apropriado pra quem faz ciência e escreve artigos científicos. Porém, mesmo para usuários comuns, existem as crenças pessoais que são influenciadas por toda informação que recebemos e de nossas memórias. Então é importante não aceitar prontamente tudo que lemos.


Existe também um problema nos tempos atuais que muitos chamam de obesidade de informação. Consumimos vorazmente conteúdos muitas vezes inúteis, que não acrescentarão nada a nossa vida. Seja sobre as aventuras íntimas de Justin Bieber, ou da separação conjugal de Orlando Bloom!. Nada contra quem gosta dessa notícias, também sou consumidor ardente por informação dos mais variados tipos. Mas acho que poderíamos ter um filtro: Que informação vai me deixar mais crítico, mente aberta? O que é realmente útil para nosso dia a dia? E assim não nos deixar dominar pelos poderes midiáticos da internet.         

Mesmo assim, é uma vantagem extraordinária termos essa ferramenta, que além de facilitar nossa vida, possibilita também aproximar mundos. Que me possibilitou criar esse blog e expor meu pequeno horizonte e dizer ao mundo o que acho. E assim receber feedback e poder dialogar.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wikipedia

Resultados da pesquisa